BRUXISMO

O bruxismo é um hábito inconsciente e involuntário que costuma ser realizado à noite, quase sempre causado por estresse e ansiedade. Sem percebermos, forçamos os dentes uns contra os outros, fazendo com que se desgastem e se tornem mais sensíveis, ocasionando também fratura dos dentes e das restaurações, principalmente as dos dentes anteriores.

ALGUMAS CAUSAS DO BRUXISMO:

• Sensações de ansiedade, estresse e tensão.

• Dentes não alinhados.

• Problemas com o sono, como apnéia.

• Efeito colateral incomum de alguns antidepressivos.

• Complicações de algumas doenças como, a doença de huntington ou doença de parkison.

SINTOMAS:

• Certos barulhos ou zumbido no ouvido.

• Sensação de ouvido tampado e diminuição auditiva.

• Tontura, atordoamento ou vertigem e sensação de desmaio.

• Dores de cabeça na região das têmporas.

• Dores nos olhos, vista embaçada e pálpebras trêmulas.

• Limitação da abertura da boca.

• Estalos e barulhos na articulação quando abre a boca.

• Sensibilidade dentária e até mobilidade dos dentes.

• Sangramento da gengiva.

• Entre outros.

BRUXISMO TEM CURA?

Sim, o bruxismo tem cura, o tratamento consiste em em reconhecer o problema e tentar achar suas causas. Por muito tempo foi utilizado somente as placas miorrelaxantes para o "tratamento" do bruxismo, porém somente a placa não resolve o problema, elas reduzem a atividade do músculo e protege os dentes dos desgastes provocados pelo atrito. Porém a placa é somente coadjuvante no tratamento do bruxismo. Hoje acreditamos em um tratamento integrado, entre terapias, toxinas butolínicas e placas miorrelaxantes.

A toxina butolínica, ajuda a inibir a contração muscular, causada pleo bruxismo, aliviando os sintomas da doença. A vantagem desse tipo de tratamento é que o paciente fica protegido dos sintomas do bruxismo 24h por dia, melhorando a dor muscular e a qualidade do sono. Um acompanhamento com terapia auxilia o paciente a identificar a origem da ansiedade e do estresse, levando a resolver mais rapidamente a causa que origina o bruxismo por tensão.

O uso das placas miorrelaxantes feita pelo dentista, que manterá os dentes protegidos dos atritos.

Se você sente qualquer um dos sintomas citados acima, dão deixe de procurar um de nossos dentistas. Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta grátis!